Mais de mil e cem pessoas conviveram no salão de festas do sindicato da Liuna/Local 183 num jantar para angariação de fundos para a construção dum monumento em homenagem às gentes do mar na Vila de Castelo do Neiva, no Minho.
Como é do conhecimento geral esta localidade está bem representada na nossa comunidade radicada em Toronto, com muitos milhares de seus “filhos” pelo não ser surpresa depararmos por aquele espaço se encontrar lotado. Muitos industriais com raízes naquela conhecida vila nortenha não faltaram e contribuíram generosamente para o bom andamento deste projecto, dos quais destacamos, dentro muitos, o Manuel Costa, proprietário duma das maiores companhias de construção, reparação e impermeabilização de telhados, conhecida por Viana Roofing.
Muita alegria e dança principalmente quando as tradicionais do reportório Minho, os viras e chulas, estavam a serem tocadas pelo grupo de concertinas do Arsenal do Minho e outros executantes, que dificultava pela “enchente” na pista de dança por mais duma centena de pares. Foi difícil, mas cremos que a maioria conseguiu um pequeno espaço dentro da pista de dança.
Esta festa contou com a presença de dois convidados vindos expressamente de Portugal, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa e o presidente da Junta de Freguesia da vila de Castelo do Maia, Augusto Bandeira.
Segundo nos foi dito, o monumento a ser erguido às gentes do mar, já que tradicionalmente esta povoação foi uma área piscatória, é de autoria do escultor Salvador Vieira e irá ser colocado na Avenida da Praia, sendo composta por dois pescadores moldados em bronze na tarefa de puxar o barco para terra-firme após a faina no mar.
Foi uma festa de grande envergadura que nos deu a visão da irmandade e potencialidade das gentes castelenses orgulhosa das suas raízes.
Voltar para Eventos Sociais |